Membros

Líderes

Regina Celi Mendes Pereira (Líder)

​http://lattes.cnpq.br/5160922992921094

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba, de junho de 2009 a junho de 2012, onde desenvolve pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: gêneros, letramento, escrita, formação docente e processos de ensino-aprendizagem de produção textual. É editora da Revista Prolíngua, conselheira da Associação Nacional de Letras e Linguística (ANPOLL) e coordenadora da sub-sede da Cátedra UNESCO em Leitura e Escritura no Brasil. Desenvolve projetos de acompanhamento aos professores de língua portuguesa da rede pública e tem atuado em cursos de formação desses profissionais. É uma das líderes do grupo de pesquisa GELIT/CNPq/UFPB (Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho), integrante do GT de Gêneros textuais/discursivos e membro do grupo ALTER-PUC/SP.

Raquel Basílio da Cunha Dias de Melo (Vice-líder)

http://lattes.cnpq.br/4298217014464754

Doutora em Letras pela UFPB(2010) quando desenvolveu trabalhos voltados para a análise conceitual da teoria saussuriana em diálogo com a psicanálise lacaniana e construção de um arcabouço teórico-metodológico de investigação das relações sujeito/linguagem e a construção de sentidos. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre os processos de escrita como sistema semiológico e suas implicações, além de pesquisas sobre as tecnologias contemporâneas no ensino de língua portuguesa. Como vice-líder do Grupo de Pesquisa Ateliê de Textos Acadêmicos (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1192654638114164), pesquisa sobre a escrita acadêmica na construção de conhecimento científico e seus processos de didatização.

Integrantes

Alessandra Magda de Miranda

http://lattes.cnpq.br/7793112051384779

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba. Possui mestrado em Linguística pelo mesmo programa (2014) e Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (2011). É professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba (SEE/PB) lecionando língua, literatura e redação em turmas de Ensino Fundamental e Médio. Foi bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UEPB-CAPES) na condição de graduanda (2010-2011) e também como supervisora (2015-2018). Atuou como tutora à distância no curso de Letras/Libras da UFPB/EAD/UAB. Desde a graduação, realiza pesquisas cientificas e de extensão relacionadas ao Ensino de Língua Materna, com especial enfoque ao ensino da escrita e reescrita, bem como aos estudos sobre Escrita Acadêmica e Formação Docente. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9759-7963.

Alexandra Pereira Dias

http://lattes.cnpq.br/6773550341832842

Mestre em Linguística e práticas sociais, no Programa de Pós Graduação em Línguística da Universidade Federal da Paraíba (2018). Possui graduação em Letras, Língua Portuguesa, pela Universidade Federal da Paraíba (2014), e atualmente, é membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/CNPq) e Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/UFPB), desenvolvendo pesquisas com base teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Línguística.

Anielle Andrade de Sousa

http://lattes.cnpq.br/2427313591764136

É licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa (UFPB-2016), especialista em Literatura e Ensino (IFRN) e mestre em Linguística e Práticas Sociais, com foco em Linguística Aplicada (UFPB). É integrante do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/CNPq/UFPB) e do Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/PNPD/CAPES). Tem desenvolvido trabalhos com ênfase em escrita acadêmica e cultura disciplinar no âmbito universitário. Também se interessa em investigações que envolvem a Literatura e os Estudos Culturais.

Bruna Costa Silva

http://lattes.cnpq.br/8844230035297683

Doutoranda em Linguística e Práticas Sociais no Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Possui Mestrado em Linguística pelo PROLING/UFPB (2017), Especialização em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2019); e graduação em Letras - Língua Portuguesa, pela UFPB (2015). Atualmente, integra os grupos de pesquisa GELIT (Grupo de Estudos em Letramento, Interação e Trabalho) e ATA (Ateliê de Textos Acadêmicos), desenvolvendo pesquisas com base teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ENEM, gêneros textuais, textos motivadores e reflexão linguística.

Denize de Oliveira Araujo

http://lattes.cnpq.br/1938428796961823

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), atua no curso de Licenciatura em Letras/EaD. Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT-UFPB). Integrante do grupo de estudo Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/PNPD/CAPES) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística/ PROLING - UFPB (conceito CAPES 6). Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba/Campina Grande (UFCG).

Diana Ribeiro Guimarães Farias

http://lattes.cnpq.br/2398033403746691

Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraiba. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, da Universidade Federal de Campina Grande (2014). Especialista em Princípios Organizacionais da Língua e Funcionamento Textual Discursivo, pela UEPB (2011). Licenciada em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) pela UFCG (2010; 2015). É integrante do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT-CNPq) e do Grupo de Pesquisa Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (ALDEI); Bolsista do projeto Programa de Educação Tutorial de Letras, no período 2007/2010 - (PET - Letras) (CAPES) (MEC/Sesu). Professora efetiva de Língua Portuguesa da rede Municipal de Ensino e revisora de textos acadêmicos, conforme as normas da ABNT.

Edivania Luiz de Almeida Barreto

http://lattes.cnpq.br/5509735016136245

Secretária Executiva da Universidade Federal da Paraíba desde 2004 e exerce suas atividades laborais na Divisão de Educação e Capacitação Profissional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPB, Campus I, João Pessoa. Professora Substituta do curso de Secretariado Executivo, no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE/UFPB), desde 2018. Professora do curso de Letras-Espanhol, na modalidade a distância, da disciplina Didática para língua estrangeira (2020). Graduada em Secretariado pela UFPE (2003). Mestre em linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB (2011), área de concentração em Linguística Aplicada e área de pesquisa Linguística e Ensino. É membro do Grupo de Estudos em Letramento, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB/Cnpq) e do projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/UFPB). Graduanda do curso de Letras Clássicas e Vernáculas (UFPB). É instrutora do curso de capacitação para os Técnico-Administrativos em Educação (TAE) da UFPB, no ensino de língua materna, com foco na produção de textos da Redação Oficial e comunicação empresarial. Atuou como tutora a distância, na disciplina Estágio Supervisionado VII - Vivência de Literatura no Ensino Fundamental e Médio (período de 2011 a 2015), no curso de Licenciatura Plena em Letras, da UFPB Virtual. Coordenadora do projeto de extensão Edital UFPB em seu município (2020) intitulado Projeto Animais Comunitários da UFPB. Foi Coordenadora do projeto de extensão Edital PROBEX/PRAC/UFPB intitulado A produção do gênero acadêmico como facilitadora da aprendizagem (2019). Participa como colaboradora no projeto de extensão Planejamento e gestão de eventos: capacitar para empreender no Vale do Mamanguape (2020).

Evandro Gonçalves Leite

http://lattes.cnpq.br/7851531787697299

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006); especialização em Linguística Aplicada (2008) pela mesma universidade; especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA (2011) pelo IFRN; mestrado em Linguística (2009) pela Universidade Federal da Paraíba; e doutorado em Letras (2019) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com tese premiada com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese - Edição 2020, na área de Linguística e Literatura. Atualmente, é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, onde atua na área de Língua Portuguesa e Literatura. Participa como pesquisador no Grupo de Pesquisa Linguagens e Práticas Sociais (IFRN/CNPq), no grupo Ateliê de Textos Acadêmicos (UFPB/CNPq) e no Grupo de Estudos do Discurso (UERN/CNPq). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, escrita, letramento(s), letramento acadêmico e gêneros acadêmicos.

Guilherme Moés Ribeiro de Sousa

http://lattes.cnpq.br/9729268180206877

Doutorando e Mestre em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Linguística Aplicada, em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e em Produção de Material Didático, pela Faculdade Matenense dos Vales Gerais (Intervale). Possui graduação em licenciatura em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e graduação em licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UniNassau). É integrante do grupo de pesquisa Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/CNPq/UFPB). Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com interesse pelos seguintes temas: ensino e aprendizagem de leitura e de produção textual; gêneros, sequências e textos-discursos; escrita e letramento científicos; divulgação e popularização científica.

Hermano Aroldo Gois Oliveira

http://lattes.cnpq.br/4567774554695590

Doutor em Linguística (UFPB). Mestre em Linguagem e Ensino (UFCG). Especialista em Ciências da Linguagem com ênfase no ensino de Língua Portuguesa (UFPB). Licenciado em Letras/Português (UFCG). Integra os grupos de pesquisas Teorias da Linguagem e Ensino (UFCG/CNPq); Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB/CNPq) e o Projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/UNESCO/UFPB). Nesse último, como membro, desenvolve e orienta pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: gêneros discursivos/textuais, letramentos acadêmicos, processos de ensino-aprendizagem de produção textual escolar/acadêmica, representações sobre a escrita acadêmica e gerenciamento para a escrita de textos na universidade. Atuou como tutor a distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e, atualmente, é professor de Língua portuguesa na Educação Básica de rede privada de ensino.

Juliana Marcelino Silva

http://lattes.cnpq.br/3993690337780342

Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Integrante do grupo de pesquisa Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/CNPq/UFPB). Tem interesse em estudos relacionados ao ensino e aprendizagem de leitura e de produção textual, aos gêneros, às práticas de escrita em contextos acadêmicos, aos letramentos acadêmicos e às concepções de ensino de escrita.

Marcela de Melo Cordeiro Eulálio

http://lattes.cnpq.br/6957825352918824

Graduada em Letras (Língua Portuguesa) e mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET de Letras), no qual fez pesquisa, ensino e extensão, aprimorando seus conhecimentos na área da educação, bem como no exercício da pesquisa. Possui experiência no ramo de formação de professores, no qual já deu palestras, cursos e consultoria, além de participar de bancas de concursos, em que elaborou e revisou provas. Atuou como professora substituta de Língua Portuguesa (mais especificamente, ensino de leitura e produção de gêneros acadêmicos) na UFCG - Campus Cuité-PB durante dois anos (2017-2019). Neste período, pôde agregar mais conhecimentos a sua formação, uma vez tendo ministrado a disciplina para alunos de outros cursos, tais quais: Matemática, Química, Biologia, Nutrição, Farmácia e Enfermagem. Oferece cursos de aperfeiçoamento na área da escrita acadêmica, considerando sempre as particularidades da Escrita Científica, especialmente os fundamentos, normas e contextos de produção que norteiam a produção dos discursos orais e escritos de seus alunos. Em termos de pesquisa, atualmente, enquanto doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba, tem investigado o papel de professores de áreas específicas no desenvolvimento da escrita de alunos em processo de alfabetização acadêmica (CARLINO, 2003; 2005; 2013; 2017). Além disso, é integrante do grupo de pesquisa Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA), liderado por sua orientadora Regina Celi Mendes Pereira. Neste grupo, tem a oportunidade de ler e analisar gêneros acadêmicos de diversas culturas disciplinares (HYLAND, 2014), pensando em sua didatização. Para compreensão da importância do grupo ATA, é importante ressaltar que, a partir deste grupo, a UFPB se tornou a única sede da Cátedra de Leitura e Escritura, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no Brasil.

Maria Helena Lustosa Fernandes

http://lattes.cnpq.br/1497581263401524

Graduanda em Letras Português pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNpq), orientada pela professora Dra. Regina Celi Mendes Pereira, no plano de trabalho intitulado “Os relatórios finais de Iniciação Científica na área de Psicologia", onde investiga a estrutura sócio-funcional e comunicativa, vinculado ao Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/UFPB).

Monique Galdino Queiroz

http://lattes.cnpq.br/5029869363477269

Doutoranda em Linguística pelo PROLING/UFPB e mestra em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Atualmente, é professora de Português do Ensino Fundamental na Maple Bear Canadian School em João Pessoa e desenvolve pesquisas relacionadas à utilização da linguagem escrita em vários contextos. É pesquisadora integrante dos grupos de pesquisa Atelier de Textos Acadêmicos (ATA/PNPD/CAPES), que investiga o letramento em contexto acadêmico, e GELIT/UFPB/CNPq, que reúne estudos e pesquisas desenvolvidos a partir do aparato teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

Poliana Dayse Vasconcelos Leitão

http://lattes.cnpq.br/6595590765537897

Possuo graduação em Licenciatura em Letras (1995) e especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (1999) pela Universidade Federal de Campina Grande, mestrado (2008), doutorado em Linguística (2013) e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. Atuo como pesquisadora do Projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA) e sou integrante do Grupo de Pesquisa Letramento, Interação e Trabalho (GELIT). Tenho experiência profissional em Educação Infantil, Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e no Ensino Superior na área de Licenciatura em Letras (nas modalidades Presencial e a Distância) e na de Pedagogia, com ênfase em Leitura e Produção de Texto e em Estágio Supervisionado. Minhas produções acadêmico-científicas centram-se principalmente nos seguintes temas: formação de professores, letramento acadêmico-científico, construção do conhecimento e autoria.

Rodolfo Dantas Silva

http://lattes.cnpq.br/8317666349331521

Mestre em Linguística e Práticas Sociais (2022), com ênfase em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela mesma instituição (2019). Durante a graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), cuja pesquisa sobre os aspectos sociais e linguístico-discursivos dos artigos científicos da área das Engenharias foi premiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) na área de Linguística, Letras e Artes. É membro do grupo de pesquisa GELIT/CNPq/UFPB (Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho) e do ATA/CNPq (Ateliê de Textos Acadêmicos). Também é associado à ALES (Associación Latino Americana de Estudios de La Escritura en Educación Superior y Contextos Profissionales) e à Cátedra UNESCO de Leitura e Escritura no Brasil. Seu interesse acadêmico-científico centra-se na Linguística Aplicada e seus estudos versam sobre os seguintes temas: gêneros textuais, letramento acadêmico, relações entre escrita acadêmica e cultura disciplinar, a partir do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

Ex-integrantes

Adriana Sales Barros (2014-2016)

http://lattes.cnpq.br/2095497250007378

Possui doutorado em Letras (2007). UFPB-PROLING. Aperfeiçoamento em PNPD. (2014-2016). Universidade de Lisboa (FLUL) da Faculdade de Letras - Colaboradora do grupo de pesquisa The World Lab. ABRALIN - Membro do Comitê Científico de Linguística Computacional. Livros publicados: UEPB - Prática Pedagógica V. 2012. UEPB - Sociolinguística. 2013. IFPB - Introdução a Linguística I e II - 2016. Capítulos de livros. Orientações de Monografia e Trabalho de Conclusão de curso (TCC). USP - Pós Graduanda - Computação Aplicada à Educação. UFC - Grupo de pesquisa CompLin - Computação e Linguagem Natural. ICL - Instituto Conhecimento Liberta - Membro - Algoritmo e Linguagem da Programação / Língua Inglesa.

Geisiane Nunes de Melo

http://lattes.cnpq.br/3171257159117280

Mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Possui Especialização em Estudos Linguísticos e Literários, pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI (2014) e Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2010) .Atualmente é professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Monteiro-PB e professora substituta da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB / Campus VI, com experiências nas seguintes disciplinas: Leitura e Produção de Texto I e III (Espanhol e Português), Português Instrumental, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa II e Teoria Linguística I (2019.2); Estágio Supervisionado I e IV, Leitura e Produção de Textos I, II e IV, Português Instrumental, Teoria Linguística I e II e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (2020) na modalidade remota. É integrante do projeto de pesquisa Ateliê de Textos Acadêmicos, ATA, ligado ao Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalhos (GELIT/UFPB/PROLING) em João Pessoa-PB.

Jurandir Barboza da Silva Filho

http://lattes.cnpq.br/0253152223240890

Possui graduação incompleta em Engenharia de Energias Renováveis, cursada de 2014 a 2018 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desde 2018, está cursando graduação em Letras - Língua Portuguesa, na UFPB.

Maíra Cordeiro dos Santos

http://lattes.cnpq.br/1077832655133494

Doutora em Linguística (PROLING/UFPB). Mestre em Linguística (PROLING/UFPB, 2011). Especialista em Neuroaprendizagem (UNYLEIA, 2018). Especialista em Literatura e Ensino (IFRN, 2015), Especialista em Dislexia e Distúrbios de Leitura e Escrita: implicações para o trabalho docente (UNIARA, 2015), Especialista em Língua Portuguesa com ênfase em EaD (UFPB, 2013) e Especialista em Língua Portuguesa (IBRAED/PROLING/UFPB, 2009). Licenciada em Letras (UFPB, 2010). Bacharela em Direito (UNIPÊ, 2008). Licenciada em Pedagogia (CRUZEIRO DO SUL, 2021). Advogada (2009). Tem experiência na área de Psicologia Positiva, Letras, Linguística e Educação. Trabalha com Psicologia Positiva e Educação, Linguística e ensino e Ciências da Aprendizagem.

Renata de Lourdes Machado da Costa

http://lattes.cnpq.br/6039629335894777

Licenciada (2004) e graduada (2005) em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Possui especialização em Língua Portuguesa (2011), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). É psicóloga infantil na Clínica-Escola de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área da Psicologia Clínica Infantil de abordagem Psicanalítica. É membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/CNPq/UFPB) e integrante do projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/Cátedra UNESCO/UFPB). Desenvolve pesquisas e publica na interface Linguística-Psicanálise. Seus temas de interesse envolvem, notadamente: a psicanálise clínica infantil; o desenvolvimento da criança; a produção do conhecimento científico no campo da psicologia.

Webert Cavalcanti Barros

http://lattes.cnpq.br/9397005897676266

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (2017). Professor Temporário pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB (2012). Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Gradução em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2011. Graduado em Letras-Francês, pela UFPB (2011). Graduado em Letras, Habilitação dupla, em Língua Vernácula e Língua Inglesa, pela UFPB (2007). Tutor a distância na Universidade Aberta do Brasil (UAB), mais especificamente, no curso de Letras Virtual na Educação a Distância (EaD) da UFPB. Colaborador do Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI), setor, na UFPB, responsável por dar assistência a estudantes provenientes de outros países e pela aplicação do Exame que concede o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa, para falantes não lusófonos (Celpe-Bras). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística no que se refere ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa como Língua Materna (LM), Portugês Língua Estrangeira (PLE), English as Foreign Language (EFL) e Français Langue Étrangère (FLE).